Curso de Plastimodelismo Grátis

C80241

Curso de Plastimodelismo Básico

Mais detalhes

10 Itens

R$ 0,00

Mais informações

CURSO DE PLASTIMODELISMO BÁSICO

Você pode montar seu modelo do jeito que desejar, mas se quiser vende-lo para alguém é necessário prestar atenção em vários detalhes. Este curso básico vai te ensinar o que você precisa para iniciar uma carreira que futuramente poderá ser profissional. Ao final deste curso você estará apto a montar o modelo do Zero que foi pilotado por Takeo Tanimizu na segunda guerra mundial na escala 1/72. Este avião tem uma pintura  simples e interessante e por isso serve como ponto de partida para grandes projetos. Você poderá adquirir o zero para montar aqui mesmo na loja ou não, como você desejar. As ferramentas utilizadas são da marca Revell e também podem ou não ser adquiridas nesta loja.

Vamos usar o kit da HobbyBoss por ser um fabricante que produz com poucos defeitos seus produtos. Muitos fabricantes produzem porcaria e deixam tudo para o modelista improvisar. Mesmo a HobbyBoss cometeu vários erros no procedimento de montagem , que ocasionam até a perda do modelo. A pintura do avião do Tanimizu também está errada, consulte  a internet e você descobrirá isso. Antes de começar a montar compre um modelo pronto do Zero, pode ser feito por um outro plastimodelista ou pode ser um da fabricante Easy Model. Ele será o modelo do seu modelo e servirá para comparar e saber se o seu trabalho vai ficar a um nível bom.

Para iniciar o curso você deverá adquirir todo este material:

Kit do Zero HobbyBoss

Cola Branca

Corretivo Líquido

Cola Revell Contacta - 13g

Alicate de corte

Pincéis Revell Painta (3)

Decal Soft Revell

Palitos de madeira

Masking Tape Revell – 10 mm

Em qualquer loja de modelismo você encontra tudo, ou aqui nesta loja através deste link: Zero Senior HobbyBoss 1/72

AULA 1 – PRÉ-MONTAGEM - Nível: muito fácil

Ver FIGURA 2.

As árvores (grades onde as peças são presas) de seu kit são produzidas através da injeção de plástico em moldes lubrificados com uma espécie de graxa industrial. Por esta razão, é indicado que se lave com água e sabão antes de iniciar a montagem, para que aquela graxa não dificulte a aderência da tinta. Deixe secar à sombra.

A tinta deve ser diluída com água para que fique na consistência aproximada do leite.

AULA 2 - PRIMEIRA PINTURA - Nível: difícil

Pinte o motor, o cockpit e o interior ainda na árvore. Faça o mascaramento dos pneus, passe a fita sobre a roda e pressione por algum tempo. Delineie os limites com uma pequena faca e use uma lâmina nova para cortar. Vídeo: Pneus

AULA 3 - HÉLICE - Nível: intermediário

Pinte a hélice. Vídeo: Hélice

AULA 4 - MONTAGEM DO MOTOR SAKAE - Nível: intermediário

- Passe A7 dentro de A3 e cole cuidadosamente em A6. Deixe secar. 
- Cole A27 na fuselagem e cole A4 em A27.
- Cole A3 cuidadosamente em A4
- Cole a capota do motor na fuselagem.

Pronto, o motor Sakae já pode girar a hélice.

AULA 5 – MONTAGEM - Nível: muito fácil

Ver FIGURA 3.

Cole as demais peças conforme o manual, na ordem que você achar melhor pois não faz diferença. Use lixa onde precisar.

AULA 6 - CORRETIVO - Nível: muito fácil

Aplique corretivo líquido escolar nas fendas e retire o excesso com palito de madeira.

AULA 7 – CANOPY - Nível: muito difícil

Ver FIGURA 10.

Pegue um pedaço de fita Revell, cole em uma superfície lisa, base de corte, vidro, etc, e corte em tiras finas utilizando régua e estilete. Pegue um pedaço da tira e cole no canopy, separando os frames. Cole agora no meio das janelas. Cole o Canopy no avião com cola branca. Após pintar, basta retirar as máscaras com um estilete e uma pinça.

AULA 8 – CABO - Nível: muito difícil

Faça o cabo da antena. Use um pedaço de sprue (árvore) derretido. Vídeo: Cabo de Antena

AULA 9 - PRÉ-PINTURA - Nível: difícil

Os kits podem vir com defeitos pequenos ou grandes, ou simplesmente decepcionarem quando comparados com fotos do avião real. Caso o kit tenha espaços que não puderam ser preenchidos pelo corretivo líquido, existe a massa da Vallejo que deixará o modelo bem melhor. Produto: Plastic Putty Vallejo. Vídeo: Vallejo

Caso os rebites no avião, para o seu gosto, não forem bons existe o rebitador da Trumpeter. Produto: Rivet Maker Trumpeter.

Com isopor duro você deverá esculpir o encosto de cabeça do piloto para ser colocado no cockpit. A massa da Vallejo será usada para deixar a peça mais real..

É possível que somente na segunda ou terceira tentativa consiga fazer o modelo ficar pronto. É comum o modelista perder tempo, dinheiro e modelos. Não fique bravo pois faz parte do hobby. Monte tudo dando tempo para que cola e tintas sequem devidamente (nossa sugestão: 24 horas).

AULA 10 - PINTURA - Nível: difícil

Ver FIGURA 4.

O esquema de pintura da HobbyBoss original apresenta alguns erros, especialmente para o avião de Tanimizu. Use o manual que está neste site com as tintas da AK. Produto: Aerógrafo. Vídeo: Aerógrafo. A cor Q1 foi usada durante toda a IIGM para evitar que os tripulantes ficassem ofuscados com o reflexo do sol na fuselagem à frente do para-brisas e usada ao redor de toda a capota do motor. A cor M3(M) era usada no interior das aeronaves fabricadas pela Mitsubishi durante a IIGM. A J3 é para ser usada embaixo e a D1 em cima da aeronave. Pinte o porão das rodas com a cor C57 Metalic BlueGreen usando os pincéis. Esta é uma tinta japonesa Gunze Mr. Color.

AULA 11 - APLICAÇÃO DE DECALQUES - Nível: intermediário

Ver FIGURA 9.

Misture cola branca com água e passe com pincel no local onde será aplicado o decalque. Seque com papel absorvente. Passe Decal Soft Revell com pincel sobre o decal.

AULA 12 – SELAGEM - Nível: intermediário

Após a secagem completa dos decais, é importante selar com um verniz fosco ou brilhante, dependendo do efeito desejado. A aplicação do verniz irá igualar o brilho das tintas e decalques dando um acabamento muito mais realista. Utilize Verniz Acrilex Spray, encontrado na maioria das papelarias.

AULA 13 - DESGASTES - Nível: difícil

Ver FIGURA 13.

Os veículos de combate são retratados com marcas de desgaste. Para produzir o efeito de desgaste existe o Ammo que é um conjunto com três líquidos (bronze, vermelho e cinza - bronze para asa e fuselagem, vermelho para o símbolo de sol nascente e cinza para o dorso) que você vai fazer pontinhos com um pincel fino. Com um cotonete seco esparrame para trás (se for o caso para remover o excesso é necessário umedecer no Enamel Thinner). Observação: este produto é baseado em Enamel e por isso poderá ser usado sobre as tintas AK que são Acrílicas e assim ficarem bem aparentes e não se misturarem com as tintas base. Produto: A.Mig 7418. Vídeo: Ammo by Mig

Existe muita coisa para aprender ainda, é só o começo.

 

Comentários

Nenhuma avaliação de cliente no momento.

Escrever uma avaliação

Curso de Plastimodelismo Grátis

Curso de Plastimodelismo Grátis

Curso de Plastimodelismo Básico